segunda-feira, 3 de maio de 2010

O futuro impresso na Borra do Café

Essa história já é um pouco antiga, mas vale a pena ser lembrada.
Há alguns meses estive em um restaurante que oferecia um serviço inusitado. Ali em um cantinho, nem tão escondido, mas tampouco na vitrine, estava uma moça, de longos cabelos negros e aparência amigável, que te convidava (não no sentido literal), a dar uma chegada no futuro através da Borra do Café.
Mas quanto custa, quis saber eu.
A leitura não custa nada, basta você pedir o café.
Ahammmm, tá, paguei então o café mais caro da minha vida, me enchi de coragem e fui ouvir o que aquela distinta senhora tinha a me dizer.
Estava com mais três amigas, no melhor estilo "Sex in The City" que se possa imaginar. As três foram antes, uma de cada vez e, em cada rosto que retornava, lia-se a expressão de que aquela moça realmente sabia das coisas.
Pois bem, lá fui eu.
Ela me olhava e olhava pra borra. Me olhava de novo.
Falou coisas sem sentido, totalemte fora do meu contexto.
Mas fui complacente, deixei ela pensar que aquilo estava fazendo sentido para mim.
Na verdade não tirei nada de proveitoso do que a "vidente" me disse.
Legal mesmo foi o que aconteceu depois.
Como ela trouxe à tona aspectos da vida de toda a mulher adulta, eu e minhas três doidinhas passamos a filosofar sobre os temas propostos.
Posso dizer que tive uma conversa gostosa como há tempos não experimentava.
Falamos sobre angústias comuns a todas, perspectivas de futuro, as mudanças do mundo moderno, histórias de amor bem e mal sucedidas.
No final da noite, saí de lá com a sensação de uma sessão de terapia bem aproveitada. Com a agradável tonturinha causada pela cerveja que degustamos ao longo do papo.
Se a Borra do Café dizia alguma coisa eu não sei. O que sei é que ela proporcionou descobertas em todas nós e abriu um pouco os horizontes para o futuro.
Acho que o futuro é algo mutável, depende sempre do presente, do aqui e agora. Não acredito que alguém tenha o poder de dizer o que vai acontecer na minha vida amanhã, exceto eu mesma.
E sendo assim, uma boa olhada pra dentro, uma análise verdadeira do que eu sinto hoje, só pode fazer bem.
Um brinde então, à Borra do Café! 

Um comentário:

  1. É isso, exatamente isso.. Somos donas e responsáveis pelo nosso passado, presente e futuro!! Adorei ler isso hoje.. Me aliviou e ao mesmo tempo me deixou nervosa pelos caminhos que fiz.. Mas espero um futuro recompensador, por tudo que escolhi.. Saudas!! =*

    ResponderExcluir